01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1092
Tipo: Dissertação
Título: Requisitos de software funcionais para o desenvolvimento de plataforma digital de diagnóstico da gestão do conhecimento nas organizações
Autor(es): ESTEVES, Silvio Renato Moretto
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI, Flávio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TATTO, Luiz
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
Abstract: No século XXI, o conhecimento ainda é tido como fonte de competitividade para as organizações. Assim sendo, não só o gerenciamento do conhecimento organizacional torna-se fundamental, como também a detenção de ferramentas que possam diagnosticar à Gestão do Conhecimento em seu contexto organizacional. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em propor requisitos de software funcionais para desenvolvimento de plataformas digitais, que sejam capazes de diagnosticar os processos de GC nas organizações. No entanto, não há de se falar em plataformas digitais para diagnóstico sem antes estabelecer quais são as necessidades dos stakeholders, bem como as características para a validação destas e a elaboração de uma documentação de requisitos de software que auxiliará os desenvolvedores na programação do sistema. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, tomando forma de uma revisão bibliográfica. Como resultados mais significantes deste estudo está, num primeiro momento, a identificação das características em cada abordagem presentes nos modelos mais utilizados para diagnóstico de GC no contexto nacional. Num segundo momento, identificou-se as necessidades cernes entre os modelos considerados nessa pesquisa. A partir disso, foram elaborados os requisitos funcionais de software que poderão contribuir no desenvolvimento de plataformas digitais.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Mensuração de Intangíveis
Diagnóstico da Gestão do Conhecimento
Requisitos Funcionais de Software
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1092
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIO RENATO MORETTO ESTEVES.pdfDissertação2.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.