01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091
Tipo: Dissertação
Título: A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
Autor(es): PIRASOL, Sibele De Oliveira
Primeiro Orientador: PEREIRA, José Aparecido
Abstract: A investigação que pretendemos desenvolver nessa pesquisa está relacionada à gestão do conhecimento e a educação a distância. Neste contexto trataremos da afetividade como forma de aproximar os estudantes da educação à distância ao seu tutor online o qual é o responsável em mediar o processo de ensino e de aprendizagem estabelecendo as interações e o compartilhamento de conhecimento do grupo. Sendo assim, o objeto de estudo da nossa pesquisa pode ser explicitado através da seguinte questão: como os vínculos afetivos entre o tutor online (como gestor do conhecimento) e os estudantes podem impactar positivamente (ou negativamente) no processo de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação a Distância? A realização dessa pesquisa foi dirigida por meio de leituras, análises e interpretações de textos referentes aos temas abordados. Foram utilizados livros, artigos, dissertações, monografias, revistas e periódico para fundamentar as nossas discussões. Utilizamos também algumas trocas de mensagens entre os tutores online e os estudantes com o intuito de analisar como as expressões afetivas, existentes na comunicação escrita, podem impactar positivamente ou negativamente o processo de ensino e de aprendizagem. Do ponto de vista da estrutura, organizamos essa pesquisa em torno de quatro capítulos. No primeiro capítulo fizemos uma abordagem sobre os aspectos fundamentais da gestão do conhecimento nas organizações. O segundo capítulo tratou sobre a afetividade no contexto da filosofia, da psicanálise e da psicologia, bem como a sua relação com a gestão do conhecimento nas organizações. No terceiro capítulo, num primeiro momento, fizemos uma abordagem sobre os elementos que definem e caracterizam a educação a distância. Em seguida, evidenciamos a relação entre a educação a distância e a gestão do conhecimento, buscando compreender em que sentido a gestão do conhecimento está interligada a esse modelo de ensino. No quarto e último capítulo, o nosso intuito foi evidenciar a relação entre a afetividade e a educação a distância, considerando que nesse modelo de ensino os sujeitos não partilham do mesmo espaço físico, dificultando os vínculos entre eles. O objetivo aqui foi apresentar o quanto positivamente ou negativamente os aspectos afetivos influenciam no processo de ensino e de aprendizagem na educação a distância. Enfim, nossa pesquisa é relevante porque procurou investigar um assunto pouco explorado no meio acadêmico, qual seja, a relação entre afetividade, gestão do conhecimento nas organizações e ensino a distância.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
educação a distância
afetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIBELE DE OLIVEIRA PIRASOL.pdfDissertação919.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.