EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/945
Tipo: Artigo
Título: BASES PARA ESTUDOS DE SENSITIVIDADE DE ISOLADOS DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana AO FUNGICIDA PROPICONAZOLE
Autor(es): ANGELOTTI, Priscila
GABRIEL, Lorrant Cavanha
GAROZI, Renato
FRIGO, Poliana
FEKSA, Heraldo Rosa
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O fungicida propiconazole é utilizado no controle das doenças mancha em rede e mancha marrom da cevada, causadas pelos fungos fitopatogênicos Dreschlera teres e Bipolaris sorokiniana, respectivamente. O objetivo do trabalho foi gerar informações básicas para estudos de sensitividade de isolados desses fungos a fungicidas. Para isso, dois isolados de cada uma das espécies foram submetidos a crescimento em meio de batata-dextrose-ágar suplementado com o fungicida propiconazole nas concentrações de 0, 0,1, 1, 10, 50, 100, e 150 ppm. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições. O crescimento micelial, expresso pelo diâmetro das colônias, foi determinado após 14 dias de incubação a 23±2 °C no escuro. A dose efetiva que inibe 50% do crescimento micelial (DE50) para cada isolado foi estimada por regressão linear. Verificou-se diferenças marcantes de DE50 entre as espécies. As DE50 para D. teres e B sorokiniana variaram de 11,5-15,3 e 0,4-0,5 ppm respectivamente. Os resultados obtidos serão utilizados em estudos posteriores abrangendo a análise de um número maior de isolados de cada espécie, oriundos das principais regiões produtoras de cevada do Paraná.
Palavras-chave: Bipolaris sorokiniana
Drechslera teres
Manchas foliares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/945
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
80336.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias248.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.