EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5720
Tipo: Artigo
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E O TRATAMENTO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
Abstract: O presente estudo de dedica-se a discutir os conceitos de alfabetização e letramento conforme aporte de Tfouni, Soares e Street aliando-os a teoria dos gêneros discursos. Para tanto, adota-se a perspectiva teórica bakhtiniana acerca dos gêneros discursivos, compreendidos como enunciados relativamente estáveis, munidos de uma determinada finalidade social, logo, presentes em determinadas esferas sociais da atividade humana. Desse modo, nota-se que a teoria dos gêneros discursivos, lança mão de enunciados socialmente utilizados e historicamente constituídos a diferentes interlocutores, todavia, quando transferidos à escola, configuram-se como artificiais, podendo, entretanto aproximar-se em maior ou menor grau da realidade concreta percebida na sociedade. Esse grau (maior ou menor) de artificialidade do gênero pode ser revisto pela seleção adequada de gêneros relevantes ao aluno. Sendo assim, pode-se observar por meio deste estudo, que o uso dos gêneros discursivos na escola pode contribuir para que os alunos tenham acesso a diferentes formas de utilização da linguagem, logo, possibilita um melhor grau de letramento (ideológico) entre os estudantes. Todavia, para que esse objetivo seja alcançado, é importante a capacitação dos docentes, para que essa prática não seja realizada como mera inserção de textos „diferentes na escola‟ e para que esses enunciados atuem efetivamente como mediadores. Neste sentido, são salutares as contribuições dos crescentes estudos da Linguística Aplicada, que tem se preocupado não somente com „o que‟ os docentes de Língua Portuguesa devem ensinar, mas fundamentalmente no „como‟ o devem fazer, bem como os programas de capacitação docente.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Gêneros discursivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5720
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatiane_henrique_sousa_machado1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)147.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.