EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5631
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autor(es): FERREIRA, Daiane de Oliveira
BRITO, Jacqueline Patrícia Barboza de
PRADO, Maria Fernanda do
Abstract: A Educação Permanente é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, com objetivo de qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. A educação permanente é importante para os profissionais de enfermagem, pois ela tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). No entanto, Ricaldoni e Sena (2006) ressalta que a insuficiente capacitação para realizar ações assistenciais faz com que os enfermeiros centralizem o processo de trabalho de maneira pouco sistematizada, o que gera fragmentação na organização do processo. Objetivo: Identificar as necessidades de educação permanente na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 51 profissionais da enfermagem entre auxiliares e técnicos de enfermagem de uma Instituição de Assistência ao portador de transtornos mentais de um município da região noroeste do Paraná. Os dados foram coletados durante o período de outubro de 2008 a abril de 2009. O instrumento semi-estruturado foi composto por 6 questões fechadas e 10 questões abertas, a primeira parte composta por dados de identificação e a segunda parte por dados referentes às necessidades de educação permanente em cinco temáticas: 1) necessidade de educação permanente referente às técnicas de enfermagem; 2) necessidade de educação permanente referente à trabalho em equipe; 3) necessidade de educação permanente referente à relação interpessoal; 4) necessidade de educação permanente a motivação no ambiente de trabalho; 5) necessidade de educação permanente em ampliar conhecimentos em outras áreas. Resultados: Dentre as necessidades de educação permanente identificadas entre a equipe de enfermagem está: Categorias -1) Dificuldade de trabalho em equipe. 2) dificuldade de relacionamento com o cliente. 3) desvalorização politico-institucional. 4) necessidade de conhecimento técnico sobre a farmacologia dos medicamentos para transtornos mentais, sondagem, urgência e emergência. Conclusão: Frente às necessidades de educação permanente identificadas, sugere-se a implantação da educação permanente no contexto dos Serviços de Saúde como ferramenta apropriada para melhorar o processo de trabalho com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem.
Palavras-chave: Ações educativas
Educação permanente
Equipe de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5631
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daiane_oliveira_ferreira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)72.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.