01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/510
Tipo: Dissertação
Título: Saúde na escola: uma análise de conteúdo dos projetos político-pedagógicos das escolas municipais de Maringá - PR
Autor(es): QUAGLIA, Isabela
Primeiro Orientador: VELHO, Ana Paula Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NAGEL, Lízia Helena
Resumo: Saúde e Educação acompanham todo o processo de desenvolvimento do ser humano. A escola, sendo um lugar privilegiado de socialização e de formação de sujeitos produtores de conhecimentos, deve apresentar em seus planejamentos, também, iniciativas de promoção da saúde, isto é, deve possibilitar que práticas educativas sejam discutidas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), propondo ações que estimulam qualidade de vida. Nesse sentido, este estudo propõe a apresentar: quantos indivíduos, em fase de escolarização, possuem seu direito assegurado de constituir-se como sujeito e atuar na sociedade como cidadão crítico e reflexivo? Será que as escolas estão estruturadas para tal por meio de seus Projetos Políticos-Pedagógicos? As questões de promoção da saúde estão presentes nestes documentos norteadores das escolas que atuam com turmas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental? Nesta perspectiva o objetivo deste estudo é traçar um panorama de como as informações do contexto promoção da saúde aparecem em 13 Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipais da cidade de Maringá-PR. A metodologia utilizada foi à análise de conteúdo nos Tópicos Norteadores que estruturam os PPP. Para realizar uma abordagem quantitativa foram definidas categorias de busca para proporcionar melhor entendimento e interpretação do que as escolas indicavam para trabalhar o tema saúde no processo educativo. As categorias de busca definidas foram: saúde, alimentação, higiene, prevenção, doença, álcool, sexualidade/sexo, drogas, violência, esporte e meio ambiente. Os resultados da análise de conteúdo mostraram que, quando se cita estas categorias nos Tópicos Norteadores dos Projetos Político-Pedagógicos das 13 escolas estudadas, não se centraliza, especificamente, ações que possam efetivamente redundar em melhor qualidade de vida dos estudantes e da comunidade.
Palavras-chave: Saúde
Escola
Projeto Político-Pedagógico
Maringá-PR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/510
Data do documento: 16-Dez-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELA QUAGLIA.pdfDissertação595.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.