EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742
Tipo: Artigo
Título: LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Autor(es): FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
CASTILHO, Júnior Cezar
Abstract: Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.
Palavras-chave: Formação do leitor
Leitura literária
Procedimentos didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4742
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_ribeiro_santos_felix.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)103.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.