Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR |
Autor(es): | EGGERS, Aline Bertão FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de BRANCO, Marina MILANI, Rute Grossi |
Abstract: | A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI. |
Palavras-chave: | Brincar Desenvolvimento Pré-escola Socialização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4663 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ana_caroline_miranda_fernandes_faria.pdf | Trabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 105.32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.