EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4661
Tipo: Artigo
Título: VIABILIDADE TÉCNICA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA HUMANA EM ALIMENTOS COM MARCAS DE MORDEDURAS
Autor(es): LOBO, Ana Carolina de Chiara Pismel
AMARAL, Marcelo Augusto
SUEKI, Clineu Julien
Abstract: O DNA como fonte de identificação tornou-se indispensável à Medicina e Odontologia Forense nas últimas décadas. Inúmeros estudos têm demonstrado a sua aplicabilidade tanto em experimentos laboratoriais, quanto em relatos de casos. A saliva depositada sobre superfícies tem sido considerada importante fonte de DNA para identificação humana, principalmente pela PCR, técnica em que pequenas quantidades de DNA são amplificadas exponencialmente. A preservação do material genético varia entre as diversas superfícies em que é depositado. Este estudo tem como objetivo avaliar a preservação do DNA sobre alimentos mordidos, no caso maçãs do tipo gala (pois maçãs são facilmente encontradas nas cenas de crimes e as do tipo gala são as mais produzidas no Brasil). Para tanto, dez sujeitos de pesquisa do sexo masculino, não fumantes e com idade entre 18 e 23 anos serão submetidos inicialmente à técnica do swab bucal único (grupo controle) e, posteriormente, morderam cada um duas maçãs, cuja coleta ocorrerá por meio da técnica do duplo swab, dividida em dois períodos: coleta imediata (grupo 1) e cinco dias após a mordida (grupo 2). As amostras serão submetidas ao PCR e a eletroforese, tendo como resultados esperados o sucesso na extração maior no grupo 1, e menor no grupo 2. Espera-se também, obter para o grupo controle 100% de viabilidade do método proposto. Tem-se como hipótese que apesar das más condições de preservação do DNA inerente das características físico-químicas das maçãs tipo gala, será possível a identificação humana a partir de remanescentes salivares em marcas de mordeduras nestes alimentos.
Palavras-chave: Antropologia Forense
DNA
Odontologia Legal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4661
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_carolina_chiara_pismel_lobo.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)78.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.