EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3644
Tipo: Artigo
Título: OS EFEITOS FOTODINÂMICOS DO AZUL DE ORTO - TOLUIDINA DANIFICAM LIPÍDEOS MITOCONDRIAIS
Autor(es): SANTOS, Karina Borba Paulino dos
RAIMUNDO, Ana Flávia Gatto
MEWES, Juliana Moraes
CAETANO, Wilker
PEREIRA, Paulo Cesar de Souza
CONSTANTIN, Rodrigo Polimeni
Abstract: O azul de orto- toluidina (AOT) tem sido estudado devido sua empregabilidade como fotossensibilizador (F) na terapia fotodinâmica (TFD), uma modalidade em ascensão para o tratamento de diversas doenças. A interação entre o F ativado pela luz e o oxigênio resulta na formação de espécies reativas de oxigênio responsáveis por promover efeitos citotóxicos. Tais espécies reativas podem interagir com lipídeos de membrana mitocondriais alterando sua fluidez, permeabilidade e integridade, que por sua vez podem levar à morte celular. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a lipoperoxidação em mitocôndrias hepáticas na presença ou não de AOT, com e sem fotoativação.As mito côndrias hepáticas isoladas por centrifugação diferencial de ratos machos da linhagem Wistar foram pré- incubadas durante 10 minutos na ausência ou presença de AOT (1-40 μM) e irradiadas ou não com luz vermelha. A peroxidação lipídica foi avaliada por meio da detecção de TBARS. Na ausência de irradiação o AOT não exerceu efeito significativo sobre a peroxidação lipídica.Por outro lado, ao ser fotoativado, o AOT estimulou a lipoperoxidação em até 109%. Dessa forma, conclui- se o AOT tem potencial para interagir com lipídeos, uma vez que potencializou a peroxidação lipídica mitocondrial sob irradiação. Interessantemente, o mesmo não ocorreu na ausência de irradiação, o que se alinha com uma das principais características dos Fs ideais, de não apresentar toxicidade no escuro. No entanto, estudos adicionais são necessários para esclarecer se o AOT é um F seguro para ser utilizado da TFD e em outras modalidades clínicas.
Palavras-chave: Estresse oxidativo
Fotossensibilizador
Lipoperoxidação
Terapia fotodinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3644
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA BORBA PAULINO DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)161.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.