EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3634
Tipo: Artigo
Título: DIFERENÇA ENTRE HABITATS E PERÍODOS HIDROLÓGICOS DETERMINAM A ESTRUTURA DO ZOOPLANCTÔN EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
Autor(es): SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos
BRAGHIN, Louizi de Souza Magalhães
BONECKER, Claudia Costa
Abstract: As planícies de inundação são ambientes heterogêneos compostos por diferentes tipos de ambientes (rios, canais, lagoas abertas e fechadas) que se modificam ao longo do espaço e tempo, onde a conectividades desses locais é dependente da dinâmica sazonal da planície. A comunidade zooplanctônica é caracterizada por indivíduos altamente diversificados em relação aos seus hábitos ecológicos, traços funcionais e morfologia. O objetivo do trabalho foi analisar a composição, abundância e a riqueza da comunidade zooplanctônica nos diferentes ambientes e períodos sazonais distintos (seca e cheia) da planície de inundação do alto rio Paraná.As amostragens foram realizadas em 12 ambientes dessa planície, sendo filtrados 600 litros de água por amostra. A composição diferiu entre os tipos de ambientes e períodos, sendo determinada pelas características hidrodinâmicas de cada um dos tipos de ambientes e pelo período hidrológico. As maiores abundâncias foram observadas nas lagoas fechadas e durante a cheia, enquanto a riqueza só diferiu entre os períodos, sendo maior também na cheia. Ambientes com menor velocidade de fluxo favorecem o estabelecimento e desenvolvimento das espécies. Além disso, esses ambientes apresentam variabilidade e abundância do recurso como algas, bactérias e ciliados e macrófitas que funcionam como refúgio contra predadores. Na cheia, o aumento da conectividade entre os ambientes pode ter favorecido o intercâmbio de fauna entre eles, explicando a maior riqueza observada nesse período. Esse estudo está inserido em um projeto de estudo ecológico de longa duração e reforça a importância de conhecer a dinâmica do zooplâncton ao longo do tempo.
Palavras-chave: Abundância
Água doce
Riqueza de espécies
Variação espacial
Variação temporal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3634
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA NAOMI TANAKA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)143.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.