EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3586
Tipo: Artigo
Título: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MASSOTERAPEUTA
Autor(es): ALVES, Suelen Priscila Ferreira
ALVES, Suelen Priscila Ferreira
FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
CARDEAL, Adriane de Lima
Abstract: O profissional da área da saúde está cada vez mais especializado, o humano nesta área é comumente entendido como várias peças desassociadas. A necessidade atual de se pensar o ser humano de forma holística desafia os currículos e disciplinas, quais estratégias de ensino e aprendizagem adotar para formar um profissional mais humano e que consiga atuar em colaboração com outros profissionais? Diante desses desafios este estudo tem como objetivo verificar as contribuições da aprendizagem colaborativa na apropriação do conteúdo e na formação do profissional massoterapeuta.A turma investigada é formada por 40 estudantes do curso técnico em massoterapia, os estudantes tem idades entre 17 e 71 anos, na sala tem alunos com deficiência visual, surdocegueira, estrangeiros e formados em diferentes áreas. As atividades baseadas na aprendizagem colaborativa foram propostas dentro da disciplina de Introdução a Massoterapia, em colaboração os alunos construíram cartazes táteis, catálogos visuais e áudios catálogos de preços dos materiais utilizado na massagem, produziram um ambiente de atendimento da massoterapia e dramatizaram um atendimento. Ao final da disciplina os alunos foram convidados a criarem um minilivro sobre os conhecimentos apropriados durante a disciplina. Através do mini livro conseguimos verificar a apropriação do conteúdo da disciplina pelos alunos, eles representaram através de desenhos, frases curtas e palavras chaves o conhecimento adquirido na disciplina. Perceber que a aprendizagem colaborativa proporciona a apropriação do conteúdo pelo aluno e prepara para a atuação profissional, pois possibilita o contato humano, em uma atmosfera de aprendizagem, solidariedade e humanismo.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Massoterapia
Profissional da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3586
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELLEN PRISCILA FERREIRA ALVES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)368.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.