EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515
Tipo: Artigo
Título: OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Autor(es): TEODORO, Roberta Garcia A. F.
FONTENELLE, Juliana Alves
CLIVATI, Soraya Luiza
FERNANDES, Juliana Gomes
PINTO, Roberta Ramos
PEREIRA, Rafael Mendes
Abstract: A profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente.
Palavras-chave: Reflexologia podal
Tuiná
QuickMassage
Professores
Síndrome de Burnout
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA GARCIA A. F. TEODORO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)367.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.