EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3049
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE Acinetobacter baumannii E Pseudomonas aeruginosa RESISTENTES A CARBAPENÊMICOS NO PRONTO SOCORRO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autor(es): SANTOS, Elizângela Santana dos
CARRILHO, Cláudia Maria D. M.
KERBAUY, Gilselena
PERUGINI, Márcia Regina Eches
BELEI, Renata Aparecida
CAMPOS, Sarah Kalley Cézar Jerônimo de
Abstract: Microorganismos multirresistentes (MR) são microorganismos resistentes a diferentes classes de antimicrobianos. Incluídos nessa classificação, estão os microorganismos resistentes aos carbapenêmicos (CR), como o Acinetobacter baumannii e a Pseudomonas aeruginosa, que são patógenos causadores de infecções e colonizações. Objetivou-se nesta pesquisa identificar a prevalência de A. baumannii e P. aeruginosa nos processos de colonização e infecção de pacientes admitidos e hospitalizados na unidade de pronto atendimento de um Hospital Universitário Paranaense. Estudo descritivo e retrospectivo, com dados a partir de fichas de notificação de bactérias multirresistentes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição, o levantamento de dados foi feito de abril a junho de 2014. Foram incluídos na pesquisa todos os pacientes internados no pronto atendimento do hospital que apresentaram cultura positiva para A. baumannii e/ou P. aeruginosa . Nos três meses de estudo, foram atendidos no pronto atendimento em questão 2112 pacientes, destes, 110 (5,2%) foram colonizados ou infectados por bactérias multirresistentes. Dos 110 pacientes, 38 (34,5%) tinham culturas positivas para A. baumannii e/ou P. aeruginosa resistentes aos carbapenêmicos. Em abril, maio e junho foram infectados ou colonizados por bactérias multirresistentes respectivamente 28, 34 e 48 pacientes, sendo que a resistência aos carbapenêmicos em A. baumannii e/ou P. aeruginosa representou 32,1%, 32,3% e 37,6% nos respectivos meses. Sobre os sítios de colonização (swab) e infecção identificados foram: swab (55%), secreção traqueal (25%), urina (10%) tecido (5%) e sangue (5%). Mesmo se tratando de um pronto atendimento, onde a maior parte dos pacientes permanece um curto período de tempo, em todos os meses analisados houve isolamento de Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa,e apesar de a maioria das culturas indicarem colonização, foi detectada uma alta taxa de infecção por estes patógenos (45%).
Palavras-chave: Acinetobacter baumannii
Carbapenêmicos
Infecção hospitalar
Pseudomonas aeruginosa
Resistência microbiana a medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3049
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizangela_santana_dos_santos_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)240.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.