EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3026
Tipo: Artigo
Título: OTIMIZAÇÃO DE SOLVENTES, CARREADORES, SURFACTANTES, ALCALINIZANTES COM POTENCIAL EMPREGO PARA OBTENÇÃO DE DISPERSÕES SÓLIDAS CONTENDO DAIDZEÍNA
Autor(es): PANIZZON, Gean Pier
GUIDI, Ana Carolina
BUENO, Fernanda Giacomini
NAKAMURA, Tânia Ueda
NAKAMURA, Celso
DIAS FILHO, Benedito Prado
Abstract: A baixa solubilidade afeta a absorção oral de diversos fármacos, como a daidzeina (DAI), o que influencia na sua biodisponibilidade e consequentemente efeitos biológicos. As dispersões sólidas vem sendo uma alternativa para melhorar a solubilidade destes fármacos. Baseado na capacidade de aumentar a solubilidade da DAI em água, o objetivo deste trabalho foi realizar pesquisa para determinar os melhores carreadores, tensoativos e modificadores de pH com potencial utilização para obtenção de dispersões sólidas. A solubilidade da DAI foi determinada em água, diferentes soluções de tampões e sistema binário de água e etanol (EtOH 20-80%). A solubilidade em água da DAI foi verificada através de diferentes concentrações (0,5, 1 e 2%) carreadores poliméricos, tensoativos e alcalinizantes. A concentração de DAI foi determinada por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). EtOH 80% foi a concentração da solução etanólica capaz de dissolver uma maior quantidade de DAI além do carreador, mas não os modificadores de pH e os surfactantes. A DAI por ser um ácido fraco com pka 9,0 apresentou boa solubilidade em pH básico e diminuição brusca em pH neutro e ácido. Os surfactantes com maior aumento da solubilidade da DAI foram o lauril sulfato de sódio e cloreto de benzalcônio. Dentre os polímeros investigados, a polivinilpirolidona (360 kDa, PVP) foi o polímero que apresentou melhor aumento da solubilidade. O PVP possui como vantagem uma baixa toxicidade, e é solúvel em diversos solventes, sendo capaz de inibir a cristalização do fármaco. A solubilidade da DAI aumentou a partir da adição dos alcalinizantes, sendo o carbonato de sódio o mais adequado. A pesquisa dos alcanilizantes mostrou que quando comparado ao solvente EtOH 80%, a solução de carbonato de sódio 0,5% (p/v, SC) foi capaz de dissolver uma maior quantidade de DAI. Desta forma, levando em consideração que para a obtenção dispersões sólidas o fármaco e o carreador devem estar co-dissolvidos, foi possível estabelecer os constituintes adequados com potencial para obtenção de dispersões sólidas de segunda, terceira geração e dispersões sólidas com modificadores de pH.
Palavras-chave: Alcalinizantes
Polímeros
Daidzeina
Dispersões sólidas
Emulsificantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3026
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_carolina_guidi_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)301.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.