EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3006
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
Autor(es): MILANI, Paula Gimenez
MORO, Paula
PEREIRA, Heloísa Vialle
FERNANDES, Mariane
DACOME, Antonio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de compostos fenólicos, flavonoides e a capacidade antioxidante de extratos etanólico obtido por maceração de folhas e caules e ramos folhas Stevia rebaudiana. Os compostos fenólicos foram avaliados pelo método de Folin-Ciocalteu utilizando ácido gálico como padrão. Flavonoides totais foram quantificados em equivalentes de quercetina e rutina e a atividade antioxidante foi avaliada por meio da redução dos radicais livres DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl). Compostos fenólicos em mg equivalentes de ácido gálico/g do extrato etanólico obtido por maceração das folhas e caules apresentaram-se no valor de 358,8 e 690, respectivamente. A capacidade antioxidante expr essa em porcentagem dos respectivos extratos foi de 75% e 96,92%. O conteúdo de flavonoides totais não foi expressivo, sendo maior nas folhas. Este estudo mostrou que os extratos etanólicos das folhas e principalmente dos caules e ramos de Stevia rebaudiana podem ser usados como importantes aditivos em alimentos.
Palavras-chave: Atividade antioxidante
Compostos fenólicos
Flavonóides
Stevia rebaudiana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3006
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_gimenez_milani_fernandes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)191.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.