EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
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Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS PARA ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PROCESSO PRODUTIVO EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL
Autor(es): ALVES, Thiago Fernando Pires
MORAIS, Márcia de Fátima
ROCHA, Rony Peterson da
CARVALHO, Larissa de
ALVES, Leticia Fernanda Pires
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar a eficiência do processo de lavagem industrial da Lavanderia X através da aplicação da Teoria das Filas. A ênfase do estudo foi no processamento da Calça Jeans Masculina na etapa de Laser, composta por 3 máquinas em paralelo. Cada máquina (M1, M2 e M3) foi analisada como um sistema de 1 Fila e 1 Canal, pois independente do número de máquinas, todas as peças de um lote devem ser processadas na mesma máquina para não apresentar diferença no designer das peças. Os métodos de abordagem utilizados foram o qualitativo e quantitativo. A pesquisa classifica-se quanto aos fins como descritiva, explicativa e exploratória e quanto aos meios como bibliográfica e virtual, e estudo de caso. A coleta das 50 amostras dos tempos de atendimento e 50 amostras dos tempos entre chegadas foram realizadas no período de Março à Abril de 2015, e para obtenção da média dos tempos de atendimento e dos tempos entre chegadas das peças no sistema, as mesmas foram tratadas no Input Analyzer do Arena. Por fim, concluiu-se que na M1, a taxa média de chegada é maior que a capacidade de atendimento, ou seja, sua taxa de ocupação é de 103,82%. Sob essas condições a taxa de ociosidade da máquina é nula, e o colaborador não consegue processar todas as peças que chegam ao sistema no tempo esperado, gerando filas. A taxa de ocupação do sistema da M2 é de 94,56% da capacidade total, e consequentemente uma taxa de ociosidade de 5,75%. Neste sistema as peças aguardam 0,78 minutos para serem processadas, gerando filas de aproximadamente 17 peças. No que se refere à M3, a taxa de ocupação do sistema é de 93,1% da capacidade total, e conseqüentemente uma taxa de ociosidade de 6,81%. Nesta máquina, há formação de fila de aproximadamente 14 peças, porém, as mesmas ficam apenas 0,37 minutos na fila de espera. Também foi realizada uma análise comparativa entre as três máquinas. Com relação à eficiência, uma vez que as máquinas M2 e M3 são iguais, nota-se que a M2 é mais eficiente, porém o tempo de espera das peças para serem processadas é maior. Já a M1 não está conseguindo processar todas as peças que chegam ao sistema. Em ambos os casos, o tamanho do lote não influencia no tempo de processamento das peças, pois os sistemas apresentam taxa de ociosidade. De forma geral, como não se trata de um serviço que exija conhecimentos específicos, duas sugestões foram feitas, sendo elas: i) Treinamento para os operadores das 3 máquinas; e ii) Configurar máquinas M1 e M2 a uma maior velocidade, pois os operadores apresentaram ociosidade.
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Teoria das filas
Tempo de atendimento
Tempo de espera
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2610
Data do documento: 4-Nov-2015
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