EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2492
Tipo: Artigo
Título: A MÍDIA COMO PEDAGOGA CULTURAL
Autor(es): ANDRADE, Giane Rodrigues De Souza de
Abstract: O presente artigo problematiza a relação da mídia e a constituição de identidade na cultura infantil contemporânea tendo como foco a análise dos discursos veiculados por uma novela dedicada ao público infantil chamada Carrossel, exibida em 21 de maio de 2012 até 26 de julho de 2013 pelo canal do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), que contribui para a construção de modos de ser e ver as identidades infantis. Considerasse importante discutir tal temática em virtude de que, no contexto atual, os docentes dividem o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar com a Pedagogia Cultural divulgada pela mídia. A metodologia do estudo contemplou uma pesquisa documental e investigação bibliográfica com base nos/as autores/as dos Estudos Culturais que oferecem suportes teóricos para problematizar as diferenças culturais e as relações de poder que permeiam a educação e a sociedade contemporânea. As análises mostraram personagens que representam estereótipos marcados por suas diferenças e constroem uma identidade legitimada por comportamentos. Concluísse que os discursos da mídia televisiva são pedagogias culturais que sugerem modos de ser e produzem estereótipos que demarcam os sujeitos, talvez eternamente, revelando uma violência simbólica. É preciso romper com os estereótipos, desestabilizar verdades, desconstruir conceitos e inquietar outros/as educadores/as de que existem possibilidades de pensarmos e olharmos de outras formas as culturas silenciadas que envolvem a Educação.
Palavras-chave: Educação
Mídia
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2492
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A MÍDIA COMO PEDAGOGA CULTURAL.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)321.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.