Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380
Tipo: | Artigo |
Título: | ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
Autor(es): | MACHADO, Caio Pisconti URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Letícia Fleig Dal |
Abstract: | A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Gestão escolar pública Processos Organizacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--80194.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 315.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.