EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1145
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): MORAIS, Pedro Henrique Bustos
IKENO, Fernando Kohari
SANTOS, Daniel Alves dos
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade elaborar um levantamento da fauna de mamíferos terrestres, a fim de determinar a riqueza de espécies em um remanescente de Mata Atlântica na região de Maringá/PR. O fragmento se localiza na fazenda BIOTEC - UNICESUMAR, no município de Maringá/PR, considerado como um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da cidade. Os levantamentos de dados serão realizados aos fins de semana por um período de 8 meses, somando um total de 20 coletas. A metodologia utilizada para captura dos animais está sendo usado duas armadilhas modelo Tomahawk de 37cm de altura por 36cm de largura por 76cm de comprimento. Na obtenção de dados indiretos, como pegadas, foram colocados quatro quadrados de areia de 70cmx70cm, iscados com bacon, sardinhas e frutas. Além destas armadilhas, a pesquisa conta com uma Câmera Trap de sensor infravermelho Stealth Cam modelo STC-SK724, para a captura de imagens e facilitação da identificação dos animais. Para o tratamento dos dados de pegadas, estas serão analisadas de acordo com BECKER & DALPONTE (2013). Os tratamentos dos dados a partir das armadilhas Tomahawk e Câmera Trap serão realizados de acordo com Reis et all. (2014). Como resultado parcial obteve pegadas de possíveis felinos e de canídeos em todos os 4 pontos de pegadas. Já a câmera registrou um possível cachorro do mato, e as armadinhas Tomahawk ainda não obtiveram sucesso na captura de animais, pois conseguiram pegar os alimentos oferecidos, mas ainda assim conseguiram escapar.
Palavras-chave: Remanescentes
Mamíferos
Câmera Trap
Armadilhas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1145
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79459.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.