01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
Autor(es): MACHADO, Caio Pisconti
Primeiro Orientador: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FORNO, Leticia Fleig Dal
Resumo: Reflexões e estudos têm sido realizados no âmbito escolar com o intuito de promover a melhoria dos serviços educacionais prestados pelas escolas públicas e, consequentemente, o rendimento educacional dos alunos, através da utilização de práticas que proporcionem melhor eficiência nos processos realizados na instituição. Diz-se isto, pois a gestão, no contexto da educação, tem sido vista como intrínseca à própria prática educativa, uma vez que, por meio de pesquisas, comprovou-se a existência de uma correlação entre a gestão escolar e os níveis de rendimento educacional dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo teóricoconceitual para a implementação de práticas de gestão do conhecimento da área de processos organizacionais para melhorar a gestão escolar de escolas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB). Com relação ao objetivo da pesquisa, esta é descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizada, observa-se que é mista: quantitativa, pelo uso da estatística descritiva e do método de análise de confiabilidade dos dados obtidos pelo questionário (o alfa de Cronbach), e qualitativa, pela pesquisa conceber uma proposta teórico-conceitual de um modelo. O procedimento técnico utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Para a constituição da amostra desta pesquisa, participaram apenas os gestores que atuam, especificamente, no ambiente escolar público de escolas de nível fundamental, a saber: os diretores e os coordenadores pedagógicos. No total, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa, sendo vinte e três diretores de escolas e vinte e nove coordenadores escolares. A partir do diagnóstico realizado, observa-se que as práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais pesquisadas não estão sendo utilizadas de acordo com todas as suas potencialidades de gerar resultados em termos de eficiência. Diante disto, foi proposto um modelo teórico-conceitual para implementação das práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais para o contexto escolar público.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Processos Organizacionais
Gestão Escolar Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAIO PISCONTI MACHADO.pdfDissertação2.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.