01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
Autor(es): FACCIN, Tatiana Carla
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI, Flávio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FORNO, Leticia Fleig Dal
Abstract: As transformações que ocorrem atualmente no mundo todo, vão evidentemente além de mudanças de tecnologia de informação e comunicação, no entanto estas desempenham papel central. Tendo a educação como um processo de construção permanente de pontes entre o mundo da escola e o universo que os cerca, faz-se necessário dar vistas para essas transformações. Sendo assim tem se afirmado que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial as Redes Sociais, são ferramentas que favorecem a geração de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho, a partir da análise do alcance e implantação das práticas de Gestão do Conhecimento de base tecnológica, nas escolas públicas da região da AMUSEP, teve como objetivo verificar se as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas como ferramentas para as práticas de Gestão do Conhecimento, que incluem: criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento nestas escolas. A fundamentação teórica se alicerça na revisão de literatura sobre Gestão do Conhecimento, TIC e Educação. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi um estudo de caso, de cunho descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) para avaliar a implantação e o alcance de 11 práticas de Gestão do Conhecimento. O resultado encontrado apresentou nível baixo tanto para implantação como para o alcance das práticas. Diante do baixo nível encontrado, com objetivo de buscar informações mais aprofundadas sobre o uso das TIC no ambiente escolar, em especial as redes sociais, elaborou-se um instrumento próprio, com questões pertinentes ao tema. Este instrumento teve a finalidade de analisar se as TIC são utilizadas como ferramentas para criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento no ensino público da região da AMUSEP. Os resultados se mostraram satisfatórios, desenhando o perfil das escolas em face da inserção das TIC perante a sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Ensino Público
Redes Sociais
Criação de Conhecimento
Compartilhamento de Conhecimento
TIC na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA CARLA FACCIN.pdfDissertação1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.